melhores ilhas tailândia
Blog Destinos Outras ilhas Tailândia

Cinco melhores ilhas da Tailândia: saiba quais são

A Tailândia é famosa, entre outras coisas, por suas praias de águas cristalinas e natureza exuberante de suas ilhas, que recebem boa parte do turismo nacional. Se você está planejando sua viagem para o país e não sabe quais ilhas visitar, fique tranquilo; o país que tem mais de 1.400 ilhas e escolher apenas algumas delas pode ser tarefa árdua.

Tem ilha pra mergulho, pra festa e pra relaxar. Neste texto, vou te explicar um pouco mais sobre Krabi, Koh Lanta, Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao e te contar minha experiência para que você possa escolher qual mais combina com você.

São cinco ilhas que, caso você tenha tempo, vale muito a pena conhecer. Se você tiver menos tempo disponível, após ler esse artigo você poderá decidir aquela(s) que incluirá em seu roteiro. Ressaltando que não coloquei a ilha de Phuket nessa lista. Sem mais delongas, apresento as melhores ilhas da Tailândia seguindo a ordem em que as visitei:

Krabi

Apesar de não ser uma ilha, Krabi oferece várias ilhas para quem gosta de natureza. As Phi Phi islands ficam nessa região, mas não são as únicas que merecem destaque. Railay Beach é uma das praias mais famosas de Krabi e conhecida por suas formações rochosas e água verde-escura, assim como a vizinha Phra Nang Beach. Nessas praias é comum ver uma galera praticando esportes como escalada.

Já em Ao Nang, você encontra uma praia mais urbana, com bastante infraestrutura, lojas, restaurantes e mercados noturnos. É o local ideal para quem quer estar centralizado e um bom ponto de partida para explorar ao máximo a região.

As ilhas que mais gostei saindo de Krabi foram Koh Poda e Thale Waek, onde a água do mar é mais cristalina do que Ao Nang, Railay ou Phra Nang.

Ainda em Krabi estão as Hot Springs e a Emerald Pool. Localizada mais ao centro da província, a Emerald Pool é uma piscina natural de água termal localizada na floresta, se tornando o lugar perfeito para quem quer nadar e relaxar mas quer dar um tempo das praias. A cinco minutos a pé fica a Blue Pool, piscina natural com cinco metros de profundidade e temperatura de 50 °C, mas onde é proibida a entrada. Vale a pena conhecer e ver o quão bonita é.

Lá perto ainda existem fontes termais naturais (Hot Springs), que são perfeitas para um banho. A água vem diretamente da cachoeira, mas lembre-se: o recomendado é ficar até 20 minutos dentro, já que a temperatura pode chegar a 40 °C.

Ainda nesse passeio, você pode visitar o Templo Wat Tham Sua (Tiger Cave Temple): uma experiência única para quem busca aventura. Para chegar ao topo do templo, é necessário subir 1.237 degraus. Se você tiver um bom preparo físico, disposição e realmente gostar de budas, vale a pena subir e ter uma visão panorâmica de Krabi.

Koh Lanta

É de longe a ilha mais tranquila que visitei na Tailândia. Ainda pouco descoberta pela maioria dos turistas, ela fica mais ao sul de Krabi. Não fiz muita coisa em Koh Lanta (e acredito que não tenha muito o que se fazer por lá mesmo), mas foi justamente essa calma que me encantou. Fazer slow travel e aproveitar o ritmo lento das longas praias, como Pra-Ae Beach.

Recomendo a ilha para quem quer descansar, relaxar e passar o dia na praia ou em um dos vários hotéis à beira-mar. Fiquei hospedado no Sea Shell Beach Resort, onde paguei 100 euros por cinco noites de hospedagem. O ideal é alugar uma moto para locomoção, mas caso você não pilote, assim como eu, pode andar ou pedir para os locais te levarem a seu destino, como o Majestic.

Koh Samui

Famosa por ter servido de cenário para a terceira temporada da série “The White Lotus”, Koh Samui é a maior ilha do Golfo da Tailândia e uma das mais famosas do país. Samui tem muita infraestrutura (aeroporto, hospitais, shoppings, restaurantes internacionais, resorts…) e algumas praias como Crystal Bay, Chaweng Beach e Choeng Mon Beach.

Koh Samui oferece bastante entretenimento (vi muitos clubes de Muay Thai e ginásios onde você pode assistir às lutas). Apesar de ser uma ilha bem grande, não achei as praias as mais bonitas da Tailândia, talvez justamente pelo fato de ser muito visitada, o que tira um pouco da beleza natural, na minha opinião.

Koh Phangan

Koh Phangan é conhecida pela Full Moon Party, uma festa vibrante que ocorre mensalmente na praia de Haad Rin e atrai turistas de todo o mundo. Além da vida noturna, a ilha também oferece praias tranquilas, trilhas para caminhadas e centros de meditação, sendo um ótimo destino para quem busca equilíbrio entre festa e tranquilidade.

Eu fiquei hospedado no norte da ilha, uma região bem tranquila, mais precisamente na praia de Chaloklum. Foi um dos locais mais sossegados que estive na Tailândia e super recomendo o Boonya Swiss Home para hospedagem, um conjunto de chalés bem organizado, limpo, confortável e com ótimo atendimento.

Lá perto fica Bottle Beach, uma das praias que mais gostei em toda a viagem. Pra chegar lá, um barco sai de Chaloklum e demora cerca de 10 a 15 minutos. A praia é bem tranquila, tem bastante espaço na areia e alguns poucos hotéis e restaurantes. Outras praias que valem a pena a visita são: Salad Beach, Secret Beach, Haad Yao e Mae Haad Beach.

Koh Tao

Minha última ilha foi Koh Tao, que fica mais ao norte de Phangan. Ela é um dos melhores lugares do mundo para aprender a mergulhar e fazer snorkeling. Suas águas cristalinas e rica vida marinha atraem turistas interessados em atividades aquáticas.

A ilha é menor, mais tranquila e menos turística comparada a Koh Samui e Koh Phangan, ideal para quem busca relaxamento em um ambiente mais sossegado, mas ainda assim, pelo seu tamanho, acaba tendo bastante movimento, principalmente de jovens estrangeiros e mochileiros.

Koh Tao tem bastante escola de mergulho (sobretudo de espanhóis, por algum motivo que desconheço), e um dos principais locais para mergulhar e até poder ver tubarões é Shark Bay. Em Sairee Beach, no centro da ilha, é onde está a maior parte dos bares, restaurantes e uma agitada vida noturna, além da praia. Um bar à beira-mar ideal para aproveitar o pôr do sol é o Fizz Beach Club.

Uma das atrações de Koh Tao é Koh Nang Yuan, três ilhas conectadas por uma faixa de areia. No alto tem um miradouro que dá pra ver bem a paisagem. O passeio até lá geralmente inclui outras paradas para snorkeling onde é possível ver tartarugas.

Afinal, qual das melhores ilhas da Tailândia escolher?

Se você ainda está em dúvida sobre qual ilha escolher, preparei uma tabelinha que (espero eu) vai facilitar a sua vida:

Se você gosta de…A melhor escolha é…
Mergulho, snorkeling e caminharKoh Tao
Infraestrutura e um ambiente mais ocidentalizadoKoh Samui
Festas, vibe mais jovem e naturezaKoh Phangan
Tranquilidade, menos turistas e pouco movimentoKoh Lanta
Trilhas, cavernas, cachoeiras e praiasKrabi

A tabela acima é apenas uma ilustração e breve comparação com as principais características de cada uma das ilhas. É claro que elas podem oferecer muito mais e acabar surpreendendo (positivamente ou negativamente) os visitantes. Posso soar clichê, mas cada uma tem seu charme. A seguir deixo meu Top 5:

  1. Koh Lanta
  2. Krabi
  3. Koh Tao
  4. Koh Phangan
  5. Koh Samui

O ranking é baseado em minhas experiências pessoais, então possivelmente o seu será diferente. Amei Koh Lanta por ser mais autêntica e menos explorada que as demais; achei Krabi bem legal também, com bastante movimento e inúmeras opções de passeios, mercados e restaurantes, além de triilhas, piscinas naturais e praias.

Gostei muito de Koh Tao pelo fato de ter bastante vida marinha e ser pequena, o que me permitia fazer tudo a pé, já que não dirijo motos. Koh Phangan não me surpreendeu, apesar de eu ter acertado em cheio na hospedagem , ter curtido a Full Moon Party e ter adorado Bottle Beach. Já Koh Samui não me chamou muito a atenção: nenhuma praia que dissesse “uau” e parece que a ilha já tem muita influência do turismo ocidental e não é tão original quanto as outras.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *