Se você gosta de esportes norte-americanos, deve estar familiarizado com a NFL. O futebol americano vem se tornando muito popular no Brasil, inclusive com jogos da liga em território brasileiro. Em dezembro de 2025 eu tive a oportunidade de acompanhar o jogo entre New York Giants e Minnesota Vikings no Metlife Stadium.
Então, caso você seja fã de alguma franquia ou apenas um apaixonado pela bola oval, neste texto vou te contar tudo sobre minha experiência assistindo a um jogo da NFL nos Estados Unidos, desde o processo para comprar ingresso, até a chegada no estádio, passando pela torcida e preços.
Como comprar ingresso para a NFL?
A maneira mais fácil para comprar ingressos para uma partida da NFL é online. Caso você esteja no Brasil ou no exterior, basta acessar ao site oficial do time que você quer ver o jogo. Como fui em uma partida na qual os Giants eram os mandantes, eu entrei no site do New York Giants e fiz a compra.
A temporada da equipe de Nova York era ruim, então ainda havia ingressos disponíveis quando comprei, 10 dias antes da partida (que ocorreu dia 21/12). Mas é importante se organizar com antecedência e ficar sempre de olho na disponibilidade dos ingressos, que podem variar de acordo com o momento dos times.
Eu paguei U$ 125 por um ingresso no terceiro anel do Metlife Stadium e foi o ingresso mais barato que encontrei na data da compra. Como todo o processo é feito online, você recebe o ingresso diretamente em seu email cadastrado.
Como chegar ao Metlife Stadium
Os NY Giants mandam seus jogos no Metlife Stadium, palco da final da Copa do Mundo de 2026. O estádio, na verdade, fica em Nova Jersey e para chegar lá demorar cerca de uma hora saindo de Nova York.
O trajeto pode ser feito de ônibus ou trem e eu optei pela segunda opção. Se você estiver no centro de Manhattan, a melhor alternativa é se dirigir até a Penn Station, estação que fica ao lado do Madison Square Garden. Lá, você deve procurar as placas que indicam NJ Transit.
Também é possível baixar o aplicativo e comprar os bilhetes online, mas eu comprei diretamente na bilheteria da estação e paguei U$ 12,90 pelos bilhetes de ida e volta.
O trem sai da Penn Station e chega na estação Secausus Junction em aproximadamente 15 minutos. De lá, é preciso fazer uma baldeação até Meadowlands, com outro trem em um trajeto um pouco mais demorado. Os vagões deixam os torcedores na frente do estádio; outra alternativa também é ir de carro e parar no estacionamento, onde os fãs dos Giants se reúnem para o tailgating, o famoso “esquenta” norte-americano, quando a galera faz aquela festa antes do jogo com churrasco e cerveja.

Entrada no estádio e pré-jogo
Cheguei 1h30 antes do jogo começar: a partida iniciava às 13h, e quando eram 11h30 entrei no estádio. Não peguei nenhuma fila e a torcida ainda chegava aos poucos. Detectores de metais, policiais e seguranças checam os pertences; bolsas grandes não são permitidas. Um leitor automático detecta o QR code dos ingressos.
Antes do jogo, muito entretenimento, nisso os norte-americanos são especialistas. Dois ex-jogadores dos Giants davam autógrafos e tiravam fotos com os torcedores, palco com Dj’s tocavam músicas, um troféu do Super Bowl (ou réplica dele) também estava disponível para fotos. Painéis com a história e os uniformes do time, além de algo parecido com uma “calçada da fama”, onde bolas de futebol americano mostravam o tamanho das mãos de alguns ídolos dos Giants também eram algumas atrações.
A mais legal, entretanto, era um campinho com as traves, onde os torcedores podiam chutar a bola e tentar marcar um field goal. Inúmeras lojas e restaurantes também estão presentes em todos os andares do estádio. Meia hora antes do pontapé inicial, a principal loja estava absolutamente lotada.
Ambiente de um jogo da NFL
O esporte nos EUA é uma verdadeira forma de entretenimento, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. A primeira prova disso é a harmonia entre as torcidas: logo no caminho, diversos torcedores dos Vikings e dos Giants se misturavam na estação e no trem.
A mesma coisa acontecia nas arquibancadas; apesar de não estar lotado, o Metlife Stadium estava cheio e com muitos torcedores da equipe visitante. Não há separação entre os setores da torcida e fãs dos dois times ficam lado a lado sem nenhum problema.
A torcida é bem respeitosa, não há xingamentos e palavrões como nos estádios brasileiros. Porém, também não existe aquela festa e emoção tão presente nas torcidas brasileiras e latinas. Pessoas de todas as idades e até de times rivais tornam o clima bem amistoso.
Antes de iniciar o jogo, há atividades com os torcedores no campo, música, apresentação dos times, um verdadeiro espetáculo. A hora do hino nacional talvez seja a mais emocionante: um silêncio absoluto, sinal de total respeito do povo à bandeira do país.
Os jogos de futebol americano param muito e as pausas diminuem a dinâmica. A cada parada, algo para entreter o público aparece nos telões espalhados pelas arquibancadas. Lá de onde eu estava, no terceiro anel, era um pouco difícil de saber quem tinha a posse de bola, já que muitas vezes os jogadores ficam amontoados. Com tanta opção, barulho e informação, se concentrar no que acontece em campo pode ser difícil.


Vale a pena assistir a um jogo da NFL?
Para quem gosta de futebol americano e esportes em geral, assistir a um jogo da NFL ao vivo no estádio nos Estados Unidos é uma experiência que vale muito a pena. Já se você não liga tanto assim para o esporte nem para entretenimento, o passeio pode acabar sendo “chato”, já que o jogo para muito e as regras podem parecer complicadas para quem não entende.
Caso seu esporte preferido seja o futebol da bola redonda, leia também como é assistir a um jogo da UEFA Champions League no estádio. E se você quer saber como foi minha experiência completa de assistir a um jogo da NFL, veja o vídeo no meu canal do Youtube!

