Localizada no sudoeste do Chipre, Paphos é a quinta maior cidade do país, com cerca de 40 mil habitantes (o número chega a quase 100 mil contando a área metropolitana). Nesse post, te mostro quais são as principais atrações e o que fazer em Paphos.
Eleita Capital Europeia da Cultura em 2017 e considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1980, a cidade litorânea respira história e cultura, mas também é reconhecida por sua beleza natural e por suas praias. A seguir, conto um pouco mais sobre o que fazer na cidade.
Kato Paphos
Kato Paphos (baixa Paphos, em tradução literal do grego) é a zona mais turística da cidade, onde estão localizados o harbour e o Castelo de Paphos, fortaleza medieval construída no século XIII pelos Bizantinos para proteger o porto da cidade.
É lá onde também estão a maioria de hotéis e resorts à beira-mar de Paphos, já que a região abriga algumas praias com curtas faixas de areia. Além disso, há toda uma infraestrutura com bares, lojas, restaurantes e casas noturnas, como a Ayiou Antoniou Street, também conhecida como “Bars Street”, o ponto mais efervescente entre os turistas na noite de Paphos.

Sítio Arqueológico e Tombs of the Kings
Em Kato Paphos também está localizado o Sítio Arqueológico de Paphos, um parque a céu aberto para quem gosta de história, cultura e arquitetura. Nele podemos encontrar vestígios, monumentos e mosaicos da Idade Média como as Casas de Dionísio, Theseus, Aion e Orfeu, símbolos da mitologia grega.
Perto de lá, fica a necrópole Tombs of the Kings, com ruínas e túmulos subterrâneos que datam dos períodos Helenístico e Romano. Apesar do nome, não são reis que foram enterrados ali, mas sim aristocratas e oficiais de alto escalão.


Paphos Old Town
Também conhecida como Ktima, Pano Paphos ou Upper Paphos (alta Paphos), o centro histórico da cidade não é tão turístico como Kato Paphos, sendo mais frequentado pelos locais.
Essa parte da cidade foi remodelada em 2017 e, apesar de ser pequena, é muito charmosa e bem cuidada, disponibilizando boas opções tanto de restaurantes como de bares. Os meus preferidos são o Beeroom, onde o cardápio oferece uma vasta gama de cervejas e o Mr. Tippler, famoso pelos seus drinks e coquetéis.



Aphrodite´s Rock
Paphos é o lugar onde, segundo a lenda, nasceu a deusa do amor Afrodite. O local exato teria sido na Petra tou Romiou, uma pedra enorme que fica em Kouklia, no caminho entre Paphos e Limassol. Além de visitar o local, vale a pena aproveitar a praia e desfrutar da deslumbrante paisagem.
Adonis Baths
Ainda segundo a mitologia grega, Adonis, o deus da beleza, foi um amante de Afrodite. Os dois se reuniam onde hoje se encontram os Banhos de Adonis, um oásis com um pequeno lago e uma cachoeira, ideal para se refrescar. A entrada custa 10 euros e o local é difícil de chegar, mas acredita-se que quem nada na gelada água ficará mais bonito e mais forte. Eu tentei a sorte!
Blue Lagoon
Localizada no Parque Nacional da Península de Akamas, a aproximadamente uma hora ao norte de Paphos, a Blue Lagoon é um must para quem gosta de mar. A coloração cristalina da morna água é perfeita para nadar e ver a fauna marinha. Recomendo fazer o passeio de barco que sai do porto de Latchi, onde geralmente o pacote inclui churrasco com bebida e frutas.



Praias
Paphos tem uma costa com excelentes opções para quem gosta de praia. Algumas delas ficam em Kato Paphos, mas na minha opinião as melhores não estão lá. São elas:
Sandy Beach
Apesar de ter uma curta faixa de areia e muitas pedras no agitado mar, essa é a praia mais frequentada pelos locais. O único quiosque de Sandy Beach está sempre bombando com música ao vivo e DJ’s. Além de proporcionar uma quadra de volêi de praia e confortáveis espreguiçadeiras.
Venus Beach
Mais central que Sandy Beach, Venus é ideal para relaxar na cristalina água do Mediterrâneo. Nessa praia, barreiras de rochas impedem as ondas de avançarem com força, o que torna o mar tranquilo como uma piscina.


Coral Bay
Essa praia atrai muitas famílias e está localizada depois de Venus e Sandy Beach, em uma área com hotéis e resorts. O mar costuma ser bem calmo, propício para prática de atividades aquáticas como pedalinho, toboágua inflável e afins.
Sea Caves
Mais afastada do que as três anteriores, as Sea Caves não costumam ser tão cheias como as outras devido ao seu difícil acesso (há que descer a pé por algumas formações rochosas). Apesar de haver pouco espaço de areia, o mar é tranquilo e tem um cenário paradisíaco para relaxar.
Edro III Shipwreck
Nas Sea Caves está encalhado o Edro III, navio cargueiro que se tornou uma atração após naufragar em 2011 em uma viagem de Limassol a Rhodes, na Grécia. Para quem quiser tomar ou comer algo, bem em frente ao Edro III fica o restaurante Oniro by the Sea.

Esse não é o único navio naufragado na costa de Paphos. O MV Demetrios II também está encalhado no Mediterrâneo desde 1998 e pode ser visto em Venus Beach.
Paphos é um destino pouco popular entre os turistas brasileiros, mas é uma grata surpresa para quem curte cultura, história, bom clima e praia. Nesse outro post, conto como é morar em Paphos.
Demais!!!!
Muito legal, né?