Localizada na região das montanhas de Troddos, praticamente no meio do território do Chipre, Omodos é uma grata surpresa para quem quer fugir das cidades e das praias.
A vila de Omodos tem menos de 500 habitantes, mas mesmo assim acaba atraindo alguns turistas pela sua gastronomia, pela sua arquitetura, pela sua tranquilidade e, claro, pelo seu charme. Resumindo: é um oásis ideal para uma escapada no fim de semana ou até mesmo um bate-volta de um dia.
Como chegar em Omodos
Como o transporte público no Chipre não é dos melhores, a opção mais cômoda para se chegar a Omodos é em carro.
A vila está situada a 40 quilômetros a noroeste de Limassol e a 60 km de Paphos, então uma viagem entre essas cidades e Omodos deve durar entre 45 minutos e uma hora. Por isso, é recomendável alugar um automóvel e aproveitar a paisagem montanhosa através das curvas das estradas cipriotas.
O que fazer em Omodos
Pelo seu tamanho, não há tanta coisa para se fazer em Omodos. Por isso, diria que um dia ou algumas horas são mais que suficientes para conhecer a vila inteira.
Entretanto, mesmo em pouco tempo é difícil não se encantar com essa pequena aldeia do interior cipriota. Começando pela praça principal, construída em 1910, que tem três mil metros quadrados e é pavimentada em paralelepípedo, acomodando alguns restaurantes, bares e lojas.
Lá também fica a principal atração de Omodos: o Monastério de Santa Cruz (ou Timios Stavros, em grego), um dos mais antigos da ilha e que abriga um pedaço da cruz na qual Jesus foi crucificado.
É em frente ao mosteiro que todo dia 14 de setembro acontece o festival religioso dedicado à Santa Cruz, celebração que dura três dias. Além disso, a celebração da Páscoa também é realizada no local.

Arquitetura de Omodos
Vale a pena se perder pelas estreitas ruas de Omodos e apreciar a arquitetura da pitoresca vila, em uma mistura muito atraente entre medieval e mediterrâneo. Quase todas as construções são feitas de pedras, desde as vielas até as tradicionais casas, cheias de vida com portas de madeiras, janelas coloridas e varandas com flores.
Tradições de Omodos
Vinho
Situada a 800 metros de altitude, Omodos é rodeada por vinhas. A vila é famosa pela produção de vinhos e conta com inúmeras vinícolas, o que torna essa atividade um dos principais meios de subsistência da população local.
Então visite pelo menos uma delas e aprecie os bons vinhos produzidos em Omodos (o melhor de tudo é que a degustação costuma ser gratuita, mas é de bom grado comprar pelo menos uma garrafa depois de provar os diversos tipos de vinhos oferecidos pelos simpáticos produtores).
Pela qualidade dessa bebida, Omodos também recebe um festival de vinhos todo mês de agosto. Então nada melhor do que se refrescar com a bebida local no quente verão cipriota.
Um típico vinho famoso no Chipre produzido na região de Omodos é o vindo doce de sobremesa Commandaria. De sabor forte e textura densa, com um teor alcoólico de 15%, o Commandaria é, segundo o Guinness Book, o vinho mais antigo do mundo.
Além de vinho, Omodos produz outras bebidas tradicionais do Chipre como a Zivania, um destilado de uva que lembra muito a aguardente.


Gastronomia
A vila de Omodos também é responsável por outras iguarias gastronômicas como o arkatena, um pão tradicional ou como os doces feitos à base de frutas conhecidos como glyka tou koutaliou. Alguns deles são: shoushouko, ppalouze, kkiofterka.
Esses doces podem ser encontrados nas lojas ou nas tavernas, que são os tradicionais restaurantes cipriotas.
Artesanato
Outra importante fonte de renda da população local é o artesanato. Diversos produtos feitos à mão podem ser comprados nas lojas de souvenirs, principalmente bordados de renda dos mais variados estilos. Geralmente são as senhoras da vila que fazem e vendem artigos como panos, roupas e bijuterias.
Vale a pena visitar Omodos?
Apesar de não estar na maioria dos roteiros dos viajantes que visitam o Chipre, vale a pena visitar Omodos, ainda mais se você tiver bastante tempo no país.
Se o tempo for curto, vale a pena tentar encaixar essa rica vila em sua viagem. O Chipre não é só praia e Omodos, apesar de seu tamanho, também oferece muita cultura, história e beleza.