A cidade de Valeta é conhecida por ser a menor capital da Europa em termos de tamanho de território e de população. São cerca de seis mil habitantes que vivem em um espaço de apenas 0.6 km².
Valeta é a capital de Malta, pequeno país constituído por três ilhas (Malta, Comino e Gozo) localizado no mar Mediterrâneo, abaixo da Itália e acima do continente africano -mais precisamente ao sul da ilha da Sicília, ao norte da Líbia e a leste da Tunísia. Neste post, te conto o que fazer em Valeta e quais são as principais atrações!
História de Valeta
Fundada em 1566 pelo Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros de Malta Jean Parisot de la Valette, Valeta leva esse nome em homenagem ao seu criador, que construiu a cidade fortificada para defender a ilha de ataques inimigos. Entretanto, foi só 15 anos depois, em 1571, que Valletta finalmente foi terminada e no mesmo ano se tornou capital de Malta.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Valeta foi muito afetada pelos bombardeios: estima-se que mais de 15 mil toneladas de bombas tenham atingido a cidade, o que destruiu boa parte de seu centro histórico. Porém, após a guerra, a cidade foi reconstruída e ainda conseguiu preservar muito de sua arquitetura, se tornando uma referência turística, cultural e histórica.
Arquitetura de Valeta
Valeta é considerada a primeira cidade planejada da Europa. Com um estilo barroco, onde predominam as cores creme e amarelo, ela tem sua base nas pedras calcárias e é mais limpa e organizada do que outras cidades de Malta. Valeta ainda preserva muitas fortificações, bastiões e muralhas, presentes desde a sua fundação.
Como quase toda cidade europeia, a capital maltesa também é cheia de vielas e ruas retas e estreitas, em uma organização “em grade”. Mas atenção, pois algumas delas são inclinadas, então se for caminhar prepare o fôlego!
Em Valeta é muito comum se deparar com as janelas coloridas dos edifícios, algo bem tradicional em Malta. As varandas e sacadas são projetadas para fora da fachada e quase sempre em tons de vermelho, verde ou azul. Um clássico da arquitetura maltesa!


O que fazer em Valeta
Apesar de seu tamanho pequenininho, há muita coisa para ver em Valeta. A capital de Malta foi considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1980, eleita como a Capital Europeia da Cultura em 2018 e possui mais de 300 monumentos. Então já deu para perceber o quão rica ela é, né? As principais atrações desta pequena e histórica capital são:
- Tritons Fountain: essa fonte fica do lado do terminal de ônibus, bem na “entrada” de Valeta. É um bom local para cruzar as muralhas e começar a explorar a cidade.
- Parlamento: construído em 2015 e projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, o Parlamento de Malta é um dos prédios mais modernos de Valeta.
- Royal Opera House: ao lado do Parlamento fica a Casa da Ópera (Pjazza Teatru Rjal), que foi danificada pelas mais de 60 mil bombas que caíram sobre Valeta na Segunda Guerra. Hoje, as ruínas do local funcionam como um anfiteatro.
- Republic Street: a rua mais famosa, central e movimentada de Valeta, com inúmeras opções de restaurantes, bares e lojas.
- St. Johns Co-Cathedral: a principal igreja de Valeta é paga (consulte aqui os preços) e dentro dela está a obra “A Decapitação de São João Batista”, pintada em 1608 por Caravaggio. Lá também está a tumba do fundador de Valeta, Jean de la Valette.
- Auberge de Castille: desde 1972, neste imponente edifício fica o escritório do primeiro-ministro de Malta.


- Upper Barraka Gardens: do alto deste jardim público você tem uma vista panorâmica do Grande Porto e das Três Cidades (Vittoriosa, Senglea e Cospicua). De segunda a sábado, às 12h e às 16h, acontece o Saluting Battery, quando canhões disparam pólvora.
- Lower Barraka Gardens: menor que o Upper Barraka Gardens, esse jardim fica mais abaixo que o outro e é o lugar ideal para relaxar, aproveitar a vista e ficar para apreciar o pôr do sol.
- St. Georges Square: a praça mais importante da cidade, onde ficam a Biblioteca Nacional e o Palácio do Grão-Mestre, que abriga o Gabinete do Presidente de Malta.
- Teatro Manoel: inaugurado em 1732, o Teatro Manoel é o terceiro teatro mais antigo da Europa ainda em funcionamento.


Quanto tempo ficar em Valeta?
Por ter menos de um 1 km², Valeta pode ser vista em um dia, então algumas horas são suficiente para conhecer a menor capital da Europa. Entretanto, se você tiver bastante tempo em Malta, pode andar com mais calma e curtir a cidade em dois dias e até mesmo se hospedar em Valeta.
Vale a pena conhecer Valeta?
Apesar de não estar nos roteiros mais tradicionais da Europa, até pela sua dimensão, Valeta vale a pena ser visitada. É claro o restante das capitais europeias e até mesmo outras cidades menores de outros países têm muito mais a oferecer. Entretanto, se você for a Malta, inclua Valeta na sua lista de lugares para visitar!