capa aix en provence
Aix-en-Provence Blog Destinos França

Conheça a charmosa cidade de Aix-en-Provence

Se você vai para a França e quer buscar um destino menos badalado que Paris ou Lyon, mas igualmente ou até mais interessante, não deixe de se surpreender com Aix-en-Provence. A pequena cidade (não tão pequena assim) com cerca de 150 mil habitantes está localizada no sul do país, mais precisamente na região Provence-Alpes-Côte d’Azur. Então, se você quiser conhecer a encantadora Aix (como dizem os locais), se liga nas dicas do texto a seguir!

O que fazer em Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é uma daquelas cidadezinhas europeias do interior da França que não tem tantas atrações como Paris, por exemplo. O mais legal é andar pelas ruas e se perder pelas vielas passeando sem rumo, no melhor estilo flâneur, vendo o tempo passar sem preocupações.

Em Aix, a maioria das construções são arquitetadas nas cores amarelo, bege e pastel, e é muito comum encontrar bistrôes e cafés com mesas e cadeiras espalhadas pelas ruas. Apesar de não serem muitos, existem alguns pontos turísticos que valem a pena destacar. Vamos ver logo abaixo o que fazer em Aix-en-Provence:

Cours Mirabeu

A Cours Mirabeu é a avenida mais famosa de Aix-en-Provence. Bem arborizada, é lá onde locais e turistas costumam se encontrar para comer em restaurantes, petiscar em bares, passear por lojas ou até mesmo fazer compras em feiras artesanais com produtos típicos da região da Provença.

Calissons

O calisson é um doce típico de Aix-en-Provence que tem forma oval e é feito com amêndoas, açúcar e frutas cristalizadas, geralmente melão ou laranja. Existem várias lojas que fabricam o calisson no centro da cidade, como a Maison Bremond 1830. Se você gosta da gastronomia francesa e de doces, vale a pena provar.

Catedral de Saint-Sauveur

A igreja de Aix-en-Provence é o monumento mais antigo da cidade e foi construída com influências e elementos romano, gótico e barroco.

Place des Cardeurs

Localizada perto da prefeitura de Aix-en-Provence, essa praça histórica foi criada em 1963 e é repleta de restaurantes com terraços.

Musée Granet

Aix-en-Provence é a cidade onde o pintor pós-impressionista Paul Cézanne nasceu e morreu. No Museu Granet, podemos encontrar obras dele e de outros artistas renomados como Picasso, Renoir, Monet e Van Gogh.

Como chegar a Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é um destino de fácil acesso uma vez que você estiver em território francês, principalmente para quem vem de Marselha. Caso você esteja em outras cidades grandes como Paris ou Lyon, pode pegar um carro e descer até Aix ou até mesmo embarcar no trem, em uma viagem que demora cerca de 4 horas e 2h30, respectivamente.

Entretanto, o mais indicado é sair de Marselha para chegar até Aix: a viagem de trem entre as duas cidades demora cerca de 40 minutos e custa aproximadamente 10 euros. Eu recomendo ir até a estação Saint-Charles, escolher o horário de partida e esperar o trem, que parte a cada 20 minutos com direção a Gare d’Aix en Provence.

Quanto tempo ficar em Aix-en-Provence

Um dia é mais do que suficiente para conhecer Aix-en-Provence. Se você for um viajante que gosta de caminhar, é possível percorrer toda a cidade a pé em algumas horas, basicamente. Já se você demora mais ou tem mais tempo disponível e quer aproveitar Aix-en-Provence com calma, dois dias é o ideal para ficar nessa romântica cidade do sul francês. Aix é super romântica, ideal para casais que querem passar férias, um final de semana ou até mesmo incluir no roteiro de lua de mel.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *