Blog Destinos Dubai e Abu Dhabi Emirados Árabes

Roteiro de 4 dias pelos Emirados Árabes Unidos

Um país moderno, cheio de arranha-céus, que foi construído praticamente do zero e se tornou um oásis no meio do deserto: estou falando dos Emirados Árabes Unidos, que nos últimos anos vem ganhando muita fama pela popularidade de Dubai, a cidade mais conhecida internacionalmente.

Localizado no Golfo Pérsico, este país é divido em sete emirados (Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah e Umm al-Quawain) e cerca de 80% de sua população é estrangeira, principalmente oriunda de países como Índia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas. Os emirados mais visitados são Abu Dhabi e Dubai, então no texto a seguir você vai encontrar um roteiro de 4 dias passando por esses dois destinos.

O que fazer em Dubai e Abu Dhabi

Dubai é a queridinha de muita gente, sejam turistas que gostam de luxo, modernidade e segurança, como de profissionais que querem fazer negócios. A chegada a esse emirado, principalmente se você for do Brasil, geralmente acontece pelo Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), hub da Emirates Airlines e uma das portas de entrada mais importantes do Oriente Médio. A seguir, vamos ver o que fazer em Dubai e em Abu Dhabi.

Dia 1: Dubai Mall, Burj Khalifa, Souk Al Bahar e Dubai Fountain

Comece sua viagem explorando a área de Downtown Dubai, que abriga algumas das principais atrações como o Dubai Mall e o Burj Khalifa. Para quem quer fazer compras, o Dubai Mall é um must, já que é considerado o maior shopping do mundo com mais de 1 milhão de metros quadrados e mais de 1.200 lojas. Neste centro comercial também fica o Dubai Aquarium & Underwater Zoo, um aquário com mais de 140 espécies, incluindo tubarões, e o Dubai Ice Rink, uma pista de patinação no gelo.

Bem próximo do shopping está o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo com 828 metros de altura e um dos cartões postais de Dubai. Você pode subir até o 124º andar e ter uma vista panorâmica da cidade do observatório At the Top.

Ainda nessa região está o Souk Al Bahar, um moderno mercado com arquitetura árabe clássica, onde você pode encontrar lojas, cafés e restaurantes. O nome “Souk Al Bahar” significa “Mercado do Marinheiro”, e o local foi projetado para capturar a essência dos mercados tradicionais árabes e é cercado por água, mas com na minha opinião falta originalidade ao local.

Para fechar o primeiro dia, curta o show das luzes na Fonte de Dubai, localizada bem no centro entre as três atrações citadas acima. Todas as noites, a partir das 18h, ocorrem apresentações no lago artifical (que parece mais uma piscina) a cada 30 minutos.

Se tiver tempo e disponibilidade, dê um pulo em Business Bay, uma área com prédios residenciais e comerciais que fica perto de Downtown, mas como bem menos turistas e algumas opções de restaurantes.

Dia 2: Passeio pelo deserto, Gold Souk, Dubai Frame e Global Village

Reserve uma parte do segundo dia para uma aventura pelo deserto. Existem diversos passeios pelo GetYourGuide e você pode escolher de acordo com a quantidade de horas e o que quer fazer. Eu optei pelo de 4 horas, que incluia andar de quadriciclo, sandboard (esquibunda na areia), rolê de 4×4 pelas dunas e passeio de camelo e foto com um falcão (esses dois eu preferi não fazer). O guia me buscou e, gentilmente após meu pedido, me levou de volta até a próxima atração.

Depois do deserto, vá até o Gold Souk. O Mercado do Ouro está localizado em Deira, na parte antiga de Dubai. São centenas de lojas que vendem brincos, anéis, pulseiras, colares e muitos outros produtos. Apesar de ser repleta de ouro, essa área não é tão moderna e luxuosa, o que a torna mais autêntica.

Para terminar o dia você pode ir até o Dubai Frame, um monumento de 150 metros de altura em um formato de porta retrato dourado, de onde você também pode ver Dubai de cima. Caso ainda tenha tempo, vá até o Global Village, um complexo que traz pavilhões e cultura de todo o mundo.

Dia 3: Palm Jumeirah, Burj Al Arab, Museum of The Future e Dubai Marina

Aproveite o último dia em Dubai visitando algumas outras atrações bem famosas como o Museu do Futuro, que fica na Sheikh Zayed Road, a principal avenida de Dubai. Mas, caso queira entrar no museu e não apenas tirar foto do lado de fora, é recomendável comprar ingresso com antecedência, pois é um programa bem concorrido.

Depois, siga até a região da Palm Jumeirah. Para ter uma vista completa dessa ilha artifical em forma de palmeira, suba até o topo do The View, um prédio que oferece uma visão 360º de Dubai. Não muito de lá fica o Souk Madina Jumeirah, outro mercado para comprar souvenirs, bem parecido com o Souk Al Bahar.

Lá pertinho fica o único hotel 7 estrelas do mundo e um dos pontos mais famosos do país: o Burj Al Arab, que tem forma de vela e é um ícone do luxo de Dubai. Caso assim como eu você também não tenha dinheiro para se hospedar lá, aprecie essa beleza arquitetônica de fora e vá até alguma praia como a Kite Beach, famosa por abrigar adeptos do kitesurf. Para chegar ness praia, alugar uma bike ou patinete elétrico é a melhor opção, já que você pode fazer esse trajeto pela orla).

Para terminar seu passeio, visite a Marina de Dubai pela noite, onde os arranha-céus ilumidados dão um charme especial para aqueles que gostam do ambiente de cidade grande. Na marina você encontra diversas opções de entretenimento como bares, restaurantes e discotecas.

Dia 4: Abu Dhabi

Deixe pelo menos um dia para visitar Abu Dhabi, localizada a uma hora de Dubai. Ao contrário do que muitos pensam, a capital dos Emirados Árabes Unidos não é Dubai, mas sim Abu Dhabi. Se o seu itinerário for corrido, reserve um passeio que dura cerca de 8 horas. Caso tenha mais tempo, tente passar pelo menos uma noite para conhecer Abu Dhabi com mais calma.

Em Abu Dhabi está localizada a maior mesquita do país, a Sheikh Zayed Grand Mosque. Comece o tour pela cidade lá e depois vá até a região do Corniche, uma orla bem ampla, de onde é possível ver a praia, os altos edifícios, o luxuoso hotel Emirates Palace e o palácio do governo Qasr Al Watan.

Em seguida, continue até o Museu do Louvre, que custou 400 milhões de euros a Abu Dhabi para usar o nome do museu francês. Já se você gosta de adrenalina, visite o Ferrari World, o parque que possui a montanha-russa mais rápida do mundo. Para amantes de Fórmula 1, lá perto também fica o Yas Marina Circuit, o famoso circuito que recebe o Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Vale a pena visitar os Emirados Árabes?

Eu sempre digo que todos os locais valem a pena ser visitados. Entretanto, Dubai e Abu Dhabi não me causaram uma sensação de “uau, que demais”. Talvez porque, apesar de ser um país super moderno, seguro e limpo, seja artificial e não tenha tanta originalidade.

É fato que os arranha-céus impressionam, assim como a multiculturalidade e opções de lazer. Mas, para mim, falta alma ao país, totalmente diferente de outros locais da Ásia, como a Turquia. Se você curte luxo e modernidade, certamente vai gostar. Já se prefere lugares mais autênticos, esse não é o país. Em suma, acredito que de 5 a 7 dias seja o ideal para ver a maioria das atrações que o país tem a oferecer.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *