Se você estiver pela Malásia e quiser conhecer um outro lado do país, mais focado em natureza, praias, cultura e gastronomia, Penang e Langakwi são paradas obrigatórias. Ambas as ilhas ficam na costa noroeste da Malásia, mas possuem características distintas. Nesse texto, vou te contar um pouco mais sobre cada uma delas e o que fazer em Penang e Langkawi.
O que fazer em Penang
Para chegar em Penang, você pode pegar um ônibus de Kuala Lumpur, em um trajeto que demora cerca de cinco horas, ou um voo. A capital de Penang é George Town, cidade considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, assim como Malaca.
George Town é muito rica culturalmente, além de ser um centro gastronômico importante do Sudeste Asiático e a “capital gastronômica” da Malásia. As influências indiana e chinesa são bastante notáveis na cidade, o que pode ser visto nos bairros de George Town, onde restaurantes, templos e arquiteturas desses dois países são encontrados.
Onde comer em Penang
Em Penang você tem diversas opções para comer bem: restaurantes malaios, chineses, indianos e muito mais. Eu comi em um restaurante do Guia Michelin chamado Sambal, uma fusão das cozinhas asiática e europeia. Paguei 178 RM (cerca de R$ 220) pelo menu com prato principal, bebida e sobremesa. O drink e a carne estavam muito bons, mas a sobremesa de limão deixou a desejar.


Em outro restaurante local, provei uma sobremesa típica malaia: o cendol. Esse doce é feito de gelo raspado, leite de coco, calda de açucar de palma, geleia de farinha de arroz verde e feijão. Sim, feijão. Eles misturam o feijão nessa sobremesa e o gosto até que não fica ruim não, viu?
Atrações de Penang
O centro histórico de George Town é muito charmoso, marcado pelo estilo colonial de suas construções, mesclando influências chinesas e europeias. A principal atração é a arte de rua da Armenian Street, cheia de murais coloridos.
Penang também tem praias e a mais famosa dela se chama Batu Ferringhi. Ela fica a 20 minutos de carro de George Town, mas não é imperdível. Quando fui, estava vazia e não fiquei muito tempo. Achei que haveria mais infraestrutura, mas o único que vi foi uma empresa que organizava passeios de jet-ski.
Um ponto turístico que valeu a pena foi o Penang Hill, uma colina de onde você pode ter uma visão completa da ilha. Chamado de Bukit Bendera no idioma local, você sobe por um funicular e encontra jardins e mirantes no topo.


O que fazer em Langkawi
Já a ilha de Langkawi é totalmente diferente de Penang. Ela oferece mais natureza e atividades ao ar livre e menos gastonomia, história e cultura. Langkawi é, na acepção da palavra, uma ilha: pra chegar lá, peguei um voo curto de 35 minutos de Penang.
Praias de Langkawi
Langkawi é mais “raíz”, com menos infraestrutura e mais mercados de rua. Duas praias que fui foram Pantai Tengah e Pantai Cenang, que ficam bem próximas. A primeira é mais vazia, com uma faixa de areia mais curta, mas com o mar mais agitado e ondas fortes. Já a segunda é bastante visitada, principalmente por famílias com crianças, e a água é mais calma, por isso há muitas atividades aquáticas na região.
As ruas de Pantai Cenang tem bastante comércio, como restaurantes, shoppings, bares, casas de massagem e lojas. Langkawi é uma zona livre de impostos, o que torna as compras ainda mais atraentes.


Outras atrações de Langkawi
Se Penang tem um visual legal de cima, Langkawi também oferece uma atração parecida. O SkyCab é um teleférico que leva os visitantes até o topo de uma montanha, a 700 metros do nível do mar. O trajeto dura cerca de 15 minutos e você pode ter uma vista panorâmica de Langkawi e de outras ilhas próximas. Também é possível andar pela SkyBridge, uma das maiores pontes suspensas do mundo, com 125 metros de extensão.
O que mais gostei de Langkawi, entretanto, foi a cachoeira Telaga Tujuh, também conhecida como Seven Wells Waterfalls. Ela fica a 15 minutos andando do SkyCab, a entrada custa 10 RM (R$ 12) e vale muito a pena. Você começa fazendo uma trilha e depois de uns 10 minutos de caminhada encontra a cachoeira, ideal para relaxar e nadar em suas águas.

